Como otimizar o espaço em um studio

19|03|2018 |

arquitetura de studiodecoração em studiootimização de ambientestudio decorado

Como otimizar o espaço em um studio

Muitas pessoas têm o sonho de constituir uma família, comprar uma casa com um quintal grande para as crianças correrem, brincar com os cachorros e se deliciarem com uma infinidade de opções para usufruírem suas privacidades como quiserem. Mas e aquelas que, normalmente, são mais jovens, independentes, e querem ter seu “cantinho” antes de qualquer objetivo maior? Nas cidades grandes (é fato!), as pessoas estão buscando cada vez mais conforto e agilidade para seu estilo de vida. Morar perto do trabalho, ter praticidade, organização e economia são fundamentais para iniciar nesse tipo de moradia. Por isso, as construtoras estão investindo muito em apartamentos menores, os chamados studios. Suas medidas variam entre 15m² até 55m² aproximadamente, podendo até serem um pouco maiores ou menores que essas medidas.

O que é um apartamento studio?

Apartamento studio é aquele onde, geralmente, são construídos com planta livre para o cliente dividir o espaço como quiser. Costumam ter uma cozinha americana integrada à sala e dispõe de 1 quarto e 1 banheiro.

Pode parecer tranquilo imaginar a melhor divisão para este tipo de apartamento, mas não é tão simples assim. Os mínimos detalhes devem ser observados para que seja otimizado da melhor forma. Se a pessoa tem bastante amigos ou aquele cunhado que gosta de visitar inesperadamente, haverá espaço para recebê-los? E nas horas de sossego? E para limpar a casa? E os armários? Tem varanda? Vai passar bastante tempo dentro do apartamento ou somente irá para dormir e ter onde guardar os pertences? Tudo isso deve ser levado em consideração.

Portanto, pense bem na melhor estrutura para otimizar o espaço e faça bonito. Afinal, é sua residência!

Então, vamos ao que interessa: Otimizar o espaço em um studio!

Divisórias

Principal fator para otimizar o espaço em um studio, as divisórias são a alma do apartamento. Com elas, a pessoa irá definir a estrutura do lugar. Se o quarto ficará maior ou menor do que os outros cômodos. Se a cozinha será americana ou sem a parede do balcão, estendendo-a para dar mais amplitude com uma mesa de jantar. Se fará um mini corredor para o quarto e banheiro dando mais privacidade.

Opte por opções que não preencham o espaço definitivamente, como paredes. Utilize formas que você possa alterar caso queira. Uma estante vazada, por exemplo, é uma ótima opção para separar um ambiente.

Enfim, use e abuse da imaginação sem deixa-lo confuso e esquisito.

Utilização de Cores

As cores são o que darão vida e sentido na decoração. Aposte em cores neutras ou, se for deixar o ambiente com um ar bem descontraído, mescle com cores vivas, mas só o necessário para dar alegria ao ambiente. Não aposte em cores escuras, pois dá a impressão do apartamento ser menor ainda.

Móveis planejados

Como eu disse no tópico de divisórias, os móveis planejados e até mesmo sustentáveis, são os acabamentos de luxo deste tipo de apartamento. Planejar cada componente para dar o acabamento como um painel de madeira, uma estante sob medida, pequenos racks e mesinhas, transformarão o ambiente pequeno em médio. Sem falar que trazem uma sensação de aconchego para os moradores. Porém, essa questão pode barrar no alto custo dos móveis planejados. Se optar pelos sustentáveis, essa pode ser uma saída econômica e atraente.

De qualquer forma, o importante é que o studio traga conforto e seja aconchegante para quem mora e visita. Portanto, por mais que tenha orçamento limitado para otimizar o espaço em um studio, o importante é que se sinta bem e satisfeito.

Caso esteja em dúvidas de como montar o ambiente ideal para o seu apartamento, entre em contato com nossa equipe e agende um horário para falar sobre o projeto. Vamos ajudá-lo a tornar seu projeto em realidade.

 

 

Leia mais assuntos sobre arquitetura, decoração e urbanismo clicando aqui.

Nenhum comentário

Deixe o seu comentário!